terça-feira, 18 de outubro de 2011

Gás Metano e o Lixo que dá Lucro



Você sabia que o lixo pode se transformar em energia?
O destino do lixo doméstico produzido no Brasil são os aterros sanitários, apenas uma pequena parte é reaproveitada por empresas que o reciclam. Nas áreas em que o solo é impermeabilizado, o lixo é depositado em camadas, compactado e coberto com terra, o material se decompõe e forma gases(carbônico, metano...) e o chorume.
O metano é altamente inflamável, por isso, nos aterros, ele é drenado, sendo considerado um biogás e uma fonte de energia não poluidora e barata, pode ser utilizado de várias formas: substituindo o gás de cozinha, no funcionamento de motores, geradores, em biodigestores, na produção de energia elétrica, etc.
No Brasil existem vários aterros que já aproveitam este gás. O metano é canalizado até geradores onde sua queima produz energia calorífica, e esta é convertida em energia elétrica.
Como o gás metano é um dos vilões do efeito estufa, este tipo de projeto traz benefícios para o meio ambiente. Segundo o Protocolo de Kyoto, os países que reduzirem a emissão de gás carbônico podem “vender” essa redução na forma de créditos de carbono, para outros países que precisam reduzir sua cota de poluição. E isso gera lucro às nações menos poluidoras.
Quem disse que lixo não dá dinheiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário